segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Resenha: A Esperança

Livro: A Esperança [livro 3 da trilogia Jogos Vorazes]
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 424
Nota: ★★★★★ + *-*

Sinopse:
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
[sinopse retirada do Skoob]



Então meus amores, chegamos ao fim dessa jornada incrível que é Jogos Vorazes. Se em Em Chamas a tia Suzanne arrancou seu coração fora, sabe o que ela vai fazer em A Esperança? Vai espremer igual a laranja meu amor haha 

::SPOILER::(É inevitável não dar spoiler de Em Chamas, então se vc não leu o livro 2 dessa trilogia, PARE AQUI!)
 
Bom, depois dos acontecimentos de Em Chamas, nossa amiga Katniss vai parar lá no distrito 13, que não existia mais, mas a gente descobre que sim! ele ainda existe! a há! Enfim nesse momento a liderança do distrito 13 e que esta encabeçando a revolução, que que a nossa Katniss seja a cara da revolução, e tal, é praticamente um marketing. E a nossa heroína fica naquele dilema: "O que que eu vou fazer agora? Oo Eu líder de revolução? IMAGINA!"  E aí, ela descobre que o Peeta ( <3 ) não ta lá com eles, o coitado, no meio da confusão foi pego pela capital, e então ela condiciona a participação dela à revolução ao regate do Peeta.

Pois bem, o inicio do livro realmente é meio paradão. Por que é a chegada da Katniss no distrito 13, então explica como é a rotina de lá, descreve e afins. A guerra mesmo começa só da metade do livro em diante. A cada página era uma dor por que o Peeta vai aparecendo uma vez ou outro e quando ele aparece... é um sofrimento do caramba e... Ai gente, se você prestar atenção, desde o 1º livro, que mais sofre nesse negócio é o Peeta Oo
Achei as mortes que ocorre nesse livro. algumas EXTREMAMENTE DESNECESSÁRIAS! E é aí que seu coração se contorce. Tia Suzanne esta quase o George Martin nesse livro rs Eu sei minha gente que quando eu terminei de ler A Esperança, eu fiquei com um pesar, um luto, um choro preso sabe, que eu não sei explicar. É como se eu tivesse passado por tudo junto com Katniss, Peeta, Haymitch, Gale e tantos outro que você aprende a gostar.  E isso foi o que eu mais gostei da trilogia toda, Suzanne Collins traz o leitor pra dentro da situação fácil!

E o final não é um clichê de final super feliz e florido, mas você vê que apesar de tudo que eles passaram, no fim eles conseguirão sobreviver! Não tem como alguem que viveu uma guerra, seja a mesma pessoa depois de tudo.

E é isso! Passei semanas de luto pelo fim da história rs mas com certeza vou reler =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário