sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resenha: As Crônicas de Nárnia

Estou sem palavras até agora *-*

Livro: As Crônicas de Nárnia [Volume Único]
Autor: C.S Lewis
Páginas: 752
Editora:  WMF Martins Fontes
Nota:  ★★★★★ + *-*

Sugiro que você leia este post ouvindo Wunderkind - Alanis Morissette [Tema do Filme O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa]

Sinopse:
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.
Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.
[sinopse retirada do skoob]

Meus amores, eu terminei na terça de madrugada de ler esse livro e vim logo fazer um post sobre ele no blog por que não tem como deixar de fora né minha gente? haha Então vamos lá...

Bom todos sabemos que As Crônicas de Nárnia é composto por 7 livros, que podem ser encontrados separadamente em um box ou no volume único que foi o que eu li e tenho na minha estante =)
Seguindo a ordem preferencial do autor, as histórias são dispostas assim:
As Crônicas de Nárnia [Box os 7 livros]
  1.  O Sobrinho do Mago;
  2.  O Leão, a Feiticeira e Guarda-roupa;
  3.  O Cavalo e seu Menino;
  4.  Príncipe Caspian;
  5.  A Viagem do Peregrino da Alvorada;
  6.  A Cadeira de Prata;
  7.  A Última Batalha.


Eu levei séculos pra terminar de ler esse livro todo, mas hoje eu sei que demorei tanto por puro medo de acabar haha

O 1º livro, O Sobrinho do Mago, conta basicamente a criação de Nárnia pelo Aslam, na presença de Digory e Polly, as primeiras crianças a irem para esse outro universo através de anéis mágicos que o tio de Digory inventou, mas ele mesmo não tem coragem de usar, então manda as duas crianças. De cara esse livro é um dos meus favoritos por que explica muita coisa, como a origem do guarda-roupa e do lampião lá em Nárnia. 


Meu exemplar do volume único.
Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, 4 irmãos, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia vão parar em Nárnia, depois de entrarem em um guarda-roupa. Lá eles descobrem que existia uma profecia que falava sobre eles 4 e que teriam que ajudar o povo de Nárnia a se livrar de terrível Feiticeira Branca que subjugou o lugar a um inverno de 100 anos. 

No meio disso o irmão do meio, Edmundo, meio que trai todo mundo e vai direto para o castelo da Feiticeira e ai vão todos atrás do Aslam para ajudar a salvar o irmão e juntos, lutarem contra a Feiticeira Branca.


Cena de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
É a coisa mais linda gente, o final então é extremamente compensador *--*

O Cavalo e seu Menino, se passa enquanto as 4 crianças estão reinando lá em Nárnia e tal. Conta a história de um menino chamado Shasta, que tem uma vida muito triste e pobre e que conhece um cavalo chamado Bri. Os dois ficam amigos e fogem para Nárnia. Aí acontece várias adversidades e no final a gente descobre junto com o Shasta uma coisa muito legal sobre o passado/vida dele e tal. O que eu mais gosto nesse livro são as lições que ele traz. São muito mais fortes e eu ADOREI isso *-*

Em O Príncipe Caspian, os 4 irmãos voltam a Nárnia para ajudar o príncipe Caspian X, que teve seu trono usurpado pelo seu tio Miraz e que quer mata-lo a todo custo. 


Cena de O Príncipe Caspian

E enquanto isso, o Aslam só aparece pra Lúcia, e de novo acham que ela esta imaginando coisas --' e nisso eles vão perdendo a fé, quase se dividem e então Aslam aparece, tudo é resolvido, e as crianças vão embora mais uma vez, sendo que Pedro e Susana não voltam mais =/ Segundo o Aslam, as já aprenderam o que precisavam naquele mundo.




Em A Viagem do Peregrino da Alvorada, o, agora rei, Caspian X, sai em viagem no navio Peregrino da Alvorada, em busca de 7 Lordes (ou são Fidalgos algo assim), que eram muito amigos de seu pai e foram para nas Ilhas Solitárias quando o tio de Caspian os mandou em exílio.

Cena de A Viagem do Peregrino da Alvorada
Enquanto isso Lúcia e Edmundo, estão na casa de uma tia na Inglaterra, tendo que aturar um primo chato pra caramba chamado Eustáquio. E é com esse primo chato que Lúcia e Edmundo vão para em Nárnia de novo =)
Acontece umas coisas realmente muito engraçadas com o Eustáquio, incluindo ele virar um dragão haha
Aslam aparece para ajudar o Eustáquio a se transformar em menino de novo e no final, para levar as crianças para casa, então ele da o triste aviso que Lúcia e Edmundo não podem mais voltar a Nárnia =/
Sinceramente eu não gostei muito desse livro. Ele é digamos, meio enrolado. Eu achei chato essa é a verdade. O melhor do livro é o final, vale a pena ler só pela última página que é absurdamente lindo o desfecho e só! Levei meses para terminar de ler tudo por que empaquei meses nesse livro Oo

Ai, graças a Deus, quando terminei, cheguei em A Cadeira de Prata \o/ Eustáquio esta na escola e encontra sua amiga Jill chorando e fala de Nárnia para ela, nisso as crianças que estavam perturbando Jill estão vindo atrás deles e advinha? Eles vão parar em Nárnia! 

Chegando lá, Jill encontra logo Aslam que da a ela praticamente uma lição de casa pra ela fazer. São 4 sinais que ela tem de ficar atenta e mais a missão de encontrar o filho perdido do rei. O rei ainda é o nosso amado Caspian X, que a essa altura do campeonato já esta bem velhinho, frágil e não tem pra quem deixar o trono de Nárnia já que seu único filho já esta desaparecido a 10 anos. Então Jill e Eustáquio partem para onde Aslam diz que é por onde eles devem começar. Nessa jornada eles são ajudados por um paulama chamado Brejeiro, que é muito, mas MUITO pessimista, mas é tanto que chega a ser engraçado haha.

Então os 3 partem nessa jornada difícil, acontece de um tudo com eles, até que vão parar no subterrâneo, acham o príncipe e... E o final é triste pra caramba mas ao mesmo tempo lindo lindo lindo!  Eu estou muito feliz de ser A Cadeira de Prata o próximo filme da franquia por que a história é incrível. É um dos meus favoritos com certeza.

E então minha gente, chegamos ao derradeiro A Última Batalha. Eu nem sei se vou conseguir falar sobre ele aqui por que até agora eu não estou conseguindo entender o que estou sentindo sobre ele [respira fundo].

Pela 1ª vez a história começa em Nárnia. Somo apresentados ao macaco Manhoso e ao jumento Confuso. O macaco é um sem vergonha que se aproveita o máximo que pode da amizade do Confuso, e o coitado sempre da razão a ele. Um belo dia Manhoso acha no rio uma pelo de leão, e convence a todo custo Confuso usar a pele e se passar por Aslam. Assim eles teriam tudo o que desejassem.

No inicio eu achei meio absurdo tudo isso partir de um macaco, mas é ai que nós começamos a ver até onde uma mentira pode chegar.

Quase um spoiler essa imagem, mas achei tão linda *--*
Coisas realmente HORRÍVEIS, começam a acontecer em Nárnia e chega aos ouvidos do rei, que é o último rei de Nárnia, Tirian. O rei vai com seu fiel amigo Precioso, um unicórnio super leal por assim dizer e acham calormanos cortando as árvores, anões sendo vendidos para trabalharem em minas, cavalos indo puxar carroça em Tashbam, ou seja, só desgraça em Nárnia e todos dizem a mesma coisa: "São ordens de Aslam" . Mesmo tudo sendo tão absurdo e o povo desconfiando, tudo vai seguindo do jeito que o macaco quer. Até que o rei é preso e pede a ajuda dos antigos reis de Nárnia (as 4 crianças). Ao invés disso chega Jill e Eustáquio. Juntos, eles lutaram até o fim para que essa mentira horrível que o macaco inventou seja desmentida, mas o negocio esta tão ruim que quando a gente acha que vai melhorar, tudo piora! Até que Aslam chega pra botar ordem no negocio \o/ Todos se reencontram, até os personagens do primeiro livro, ai é lindo gente! *-* E se eu contar mais, vou acabar dando spoiler da imagem linda que eu coloquei aqui  haha.

Eu sei que ainda estou me refazendo do fim das crônicas. Eu não sei nem o que pensar. É um livro que com toda a certeza lerei para os meus filhos antes de dormirem. Acho muito difícil que qualquer livro que eu leia na minha vida seja tão impactante quanto foi As crônicas de Nárnia pra mim.




Obrigada C.S Lewis por essa experiência incrível!

Mas como diz o querido C.S Lewis já quase nas últimas páginas:  "Não faz mal chorar por Nárnia"

Um comentário:

  1. Myla, também é um grande sonho meu ler Nárnia para os meus filhos! Quero que esse livro faça parte da vida deles e comece a dar-lhes imaginação, assim como fez comigo!

    Lindo blog!

    Bjinhos,
    www.estavarelendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir