domingo, 17 de novembro de 2013

Resenha: Divergente

Livro: Divergente [Trilogia Divergente: Livro 1]
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 502
Nota: ★★★★☆


Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
[Sinopse retirada do skoob

Olá amores o/ Hoje eu trago a resenha de Divergente pra vocês. Eu terminei de ler essa semana e quis vir logo resenhar enquanto esta fresquinho haha 

Eu não conhecia esse livro, até que vi uma resenha lá no canal do youtube da Mariana Reads, e achei interessante comprei e fui ler.

A história se passa na cidade de Chicago, num futuro distante em que a sociedade se dividiu em 5 facções: Abnegação, para os altruístas, Amizade, para os pacíficos, Audácia, para os corajosos, Erudição, para os inteligentes e Franqueza, para os honestos. Aos 16 anos os jovens dessa cidade devem passar por um teste de aptidão que irá revelar em qual facção você se encaixa, depois disso cada jovem deve decidir se fica na facção a qual nasceu ou se transfere pra outra. Acontece, que se o jovem escolher outra facção, ele deve deixar tudo pra trás, amigos, família, tudo e ser leal a facção a qual ele escolheu.

É nesse universo que nós conhecemos a jovem Beatrice Prior, ela nasceu na Abnegação e esta chegando a hora de passar pelo teste de aptidão e ela não tem ideia do que vai fazer, a verdade é essa. O resultado do teste não sai como o esperado, e por causa desse resultado ela corre um sério perigo. Portanto ela não pode contar o resultado dela a absolutamente ninguém.  No dia da escolha da facção ela surpreende a todos e é depois disso que a história se desenrola.


Eu gostei muito da história, achei muito bem bolado esse lance das facções e tal, cada uma segue uma caracteristica especifica a risca, isso é muito legal rs
Os personagens são bem construidos, eu adorei todos eles, apesar de não entender muito bem o que a protagonista queria da vida, mas eu não poderia entender mesmo se o nome do livro é Divergente né kkkkkk enfim rs

Mas, apesar de tudo, houve algumas coisas que me incomodaram um pouco e é por elas que eu dei 4 estrelinhas:

1- Eu achei o livro um tanto previsível.  A história é boa mas conforme você vai lendo, já vai sacando os maiores mistérios do livro e na hora que eles são revelados da aquela sensação de Eu já sabia. e eu não gosto. Eu gosto quando o autor faz meu coração parar de bater sabe? kkkkkkk 

2- O romance. Eu achei meio apressado (concordando e descordando ao mesmo tempo com a Mari Reads rs) tipo, a história vai indo e os dois mal se falam e tal, tanto que eu comecei a achar que o romance seria com outra pessoa, ai eles começam a conversar um pouco mais, mas é só um pouco mesmo, as coisas são muito sutis na verdade, até ai tava show! ai do nada eles começam a ficar muito juntos e acontece umas coisas muito rápidas e de repente eles já estão conversando sobre outras muito mais tensas haha e eu achei isso tudo rápido demais.

3- Eu esperava que a história fosse mais pesada. Não que o livro seja conto pra criança, não rs mas eu esperava um negocio que explodisse minha cabeça, que me fizesse passar o dia inteiro pensando sobre e essa coisas e no entanto... nada. Tanto que não despertou muito minha curiosidade pro 2º vol. Insurgente. Mas vou ler vou ler.

Apesar disso, eu achei o livro bom sim, recomendo a vocês e vamos ver o filme, que eu acho que, numa espiral inédita, será melhor que o livro kkkkkk


Então é isso gente. Leiam e depois me digam aqui nos comentários o que vocês acharam =)


Até mais o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário