quarta-feira, 23 de abril de 2014

Divergente: O Filme

Este post contêm spoilers do livro Divergente =)



Olá meu povo o/ quanto tempo sem postar nada, já estava com saudades *-* Mas resolvi esperar um pouquinho pra voltar em grande estilo, falando do filme do momento: DIVERGENTE!

Fui ver o filme no ultimo fim de semana, tentei ir com o mínimo de expectativa possível mas não deu rs.
O inicio é muito bom, com a Tris narrando e explicando pra gente como funciona o sistema das facções e afins.
Pessoas da facção Amizade
O problema é que isso não foi muito bem feito. Coisas importantes foram deixadas de fora, como por exemplo dizer que atingida a idade de 16 anos, todos os jovens devem passar pela cerimônia de escolha das facções. Isso ficou meio vago, quem não leu o livro ficou sem entender o porque eles deveriam escolher uma facção naquele momento.
Outra coisa que foi mal cortada foi o teste de aptidão da Tris. No livro ele é enorme e da sentido ao seu resultado: Abnegação, Erudição e Audácia. No filme só colocaram a primeira parte da simulação do teste e já se conclui que ela tem aptidão pra 3 facções. Eu sinceramente achei isso muito esquisito.


Caleb e Beatrice Prior no auditório para a cerimônia de escolha.


As coisas melhoram quando ela chega na Audácia. Nossa! tudo lá é do jeito que eu imaginei! Incrível, muito bem feito! Desde a hora que ela sai do auditório já com a sua nova facção até a hora que eles entram no complexo da Audácia. As paisagens do medo do Tobias e da Tris são loucura total! Uma das melhores partes do filme com certeza! 
Fosso da Audácia.
Mas os problemas da adaptação de Divergente voltam quando começa o treinamento da Tris na Audácia. 
Um núcleo importantíssimo do livro, pelo menos nessa fase do treinamento na nova facção, foi completamente mal explorado. Aí sim eu fiquei chateadíssima! No livro o Peter é o escroto, desgraçado que inferniza Deus e o mundo começando pela Tris e no filme fizeram ele ser só o carinha chato. Sério?! A Molly que é amiguinha do Peter, mal aparece no filme e pra fechar o trio escroto, o Drew nem aparece! Oo O Edward, o menino que está em 1º lugar na classificação desde o inicio do treinamento mal apareceu também. Cortaram o ataque do Peter esfaqueando o olho do Edward cara! Oo Era uma das cenas que eu mais tinha expectativa e eles me cortam a cena!

Ataque da Tris
Eu nem preciso dizer que isso comprometeu alguns acontecimento importantes da história né?!
O que aconteceu? Resolveram não cortar o ataque que a Tris sofre na beira do abismo da Audácia, mas essa cena também ficou sacrificada porque ficou de graça sabe? Ficou muito de graça o ataque dela. Só quem leu o livro sabe a motivação, mas quem estava conhecendo a história na sala do cinema mais uma vez ficou perdido =/

A parte da visita da mãe da Tris no complexo da Audácia pra vista-la ficou também comprometida, porque no livro ela tem uma motivação, motivação essa que faz a Tris ir até o complexo da Erudição procurar o Caleb. Acredito eu, que pra tirar a previsibilidade do "mistério" da origem do Tobias, essa cena, como quase o filme todo, foi sacrificado. O problema é que não souberam fazer direito. A mãe da Tris vai lá na Audácia só pra dizer que ela corre perigo, e a Tris acaba indo na Erudição pra nada. Só pra levar um fora daqueles do Caleb =S

Aí depois disso o filme sobe de novo no momento da simulação a qual os membros da Audácia são submetidos sem saber e começam a atacar os membros da Abnegação. Super bem feito! A morte dos pais  da Tris foi um dos momentos mais emocionantes do filme. 

Aí no finalzinho do filme, o momento da fuga do complexo da Audácia, quando eles estão indo se refugiar no complexo da Amizade, o que eles fizeram? Eles cortam o gancho pro 2º filme!!! Oo Meu Deus gente, por que isso?! O filme termina com eles indo embora no trem com aquela incerteza do dia seguinte, não diz pra onde eles estão indo e fim de história Oo



Só tem uma coisa que no filme fixou mais bem trabalhado do que no livro, foi o romance de Tris e Tobias. Eu gostei muito, não ficou nada muito de repente como é no livro. 


Enfim, eu acredito de verdade que a produção do filme quis na verdade fechar as arestas que o livro tinha. Se não tivessem alterado nada também a história ficaria muito previsível como é no livro. É uma pena que com isso, partes importantes da história acabaram sendo prejudicadas. Mas isso também nos da a esperança do filme Insurgente, que sai ano que vem, ser melhor, já que o livro é melhor rs 

Ufa! o post ficou GIGANTESCO! se você chegou até aqui, você conseguiu passar pela iniciação rsrs




Até mais minha gente o/





Nenhum comentário:

Postar um comentário